Como montar um Banho e Tosa?


Primeiro de tudo, escolher o local. Tendo o local já definido, começa o trabalho de montagem do ambiente.
Essa montagem, a qual aqui descrevo pode parecer simples,  mas a simplicidade está somente na montagem do tanque de banho e tosa.

-->
Uma pessoa com bom senso de estética e organização, poderá embelezar e incrementar o salão na segunda parte que descrevo. O que faz um salão de boa aparencia, é voce ter seus equipamentos limpos e principalmente o banho e tosa em geral.
Primeiro passo: O tanque de banho e suas instalações de aqua, torneiras ou chuveirinho, porta toalhas (inicialmente umas 30 toalhas), os produtos para banho e prateleiras, caso prefira. Balcão ou mesa para colocar o cão ao ser retirado do tanque (de preferencia que fique no mesmo local onde está instalado o tanque de banho). Evitando assim que o cão seja carregado para outro local, mesmo estando meio seco irá pingar aqua no piso liso, podendo evitar desse modo uma queda.

Caso queira optar por um tanque portátil eis aqui a figura de um tanque metalico, todo galvanizado, ja equipado com entrada de aqua, chuveirinho, e  saida de aqua , o ralo:Eis as medidas de um tanque  feito de alvenaria, lage, lajota e revestido com azulejos:
Medidas de um tanque de banho e tosa: Altura ideal: 1 metro. Alguns preferem com 0,90 cm ( 0,10 cm faz muita diferença, e o corpo fica muito encurvado na hora do banho, dando problemas nas costas, principalmente quando o cão é de porte pequeno. Quanto mais altura o tanque tiver, dificulta na retirada de cães grandes e pesados de dentro do tanque. A largura ideal é de 0,60 cm, dando espaço para movimentar o cão dentro do tanque. A profundidade: 0,40 cm, essa medida é ideal para cães medio e porte grande. Tendo um ralo para o escoamento da aqua. É obrigatorio pela saude publica, o revestimento interno, externo e fundo do tanque com ladrilhos brancos, como toda as paredes laterais em torno do tanque.
A construção de um tanque de banho para cães é simples e não muito oneroso. O fundo é feito de laje pra piso, que em qualquer loja de material de construção se encontra, com lajotas. Concretada e revestida com o piso branco. As laterais, e frente são de alvenaria (tijolos), que são embolsados e revestidos interna e externa de ladrilhos brancos. Caso voce queira fazer um tanque grande para dois ou mais cachorros, pode aproveitar as laterais da parede e só fazer a frente do tanque.
Segundo passo: Uma fez definido e construido o tanque. Voce já deve ter o material necessário para a montagem do salão de tosa, que não deve ser afastado do salão de banho. Tenha todos os equipamentos e acessórios. Aqui no blog postei uma relção dos materiais de banho e tosa e também outros post que fará de voce um excelente profissional.
Caso o local seja o mesmo, voce poderá utilizar as divisorias, que são bem mais praticas do que construir paredes. No salão de tosa o importante são as tomadas, que devem ficar na altura ideal de 1,50 cm do chão. As tomadas nessa altura, evita o abaixa e levanta na hora de ligar e desligar as maquinas de tosa, os sopradores e secadores.
Obs: Nunca deixe o maquinário ligado a tomada após o termino do serviço, e não use mesas de tosa com tomadas embutidas. É bom ter um recipiente com sacos descartaveis para colocar os pelos após a tosa, dessa forma mantendo o salão livre de pelos e limpo. A disposição das mesas de tosas, e todo o material, e prateleiras, armarios e etc, fica ao gosto de cada um. Nada de cortinas (sei que as mulheres gostam, mas acumulam muitos pelos, inviavel) e nem tapetes ou corredeiras.
 Nota: voce tambem poderá fazer em sua garagem, é só saber dividir o espaço. Tem tantos que fizeram em suas garagem e tem uma média de 150 cães/mes. Lembre-se a estética,  o toque femenino, o embelezamento que atrairá os clientes, todo visual é  importante para ter uma aparencia e uma boa receptividade.
Terceiro passo: A recepção. Não se faz necessário falar, porque a vitrine do recebimento do cliente é uma questão não só de criterios, mas de gosto. Umas das coisas importantes que todo aquele que pretende montar um salão de banho e tosa é nunca copiar o modelo de outros. Faça o básico e o resto voce cria, inventa para incrementar o seu salão de banho e tosa. Ter fichários de clientes (toda informação se faz necessaria).
Quato e último passo: Transporte. É fundamental. Traz comodidade ao cliente. Apesar que tem clientes que gostam de levar seu cão ao banho e tosa e também para conhecer o local. Propaganda, divulgação, promoções, clube cão (é o que mais incentiva o cliente), pacotes, brindes, etc. Tudo isso o levara ao sucesso.
O começo pode parecer desanimador.
Quando montei um salão de Estetica Canina, na montagem ainda, desenhando o letreiro na parede, que era a imagem de um cão, eu ainda estava  todo sujo de tinta, era um sabado, apareceu a primeira cliente. O tanque de banho não tinha ainda secado, o fiz conforme descrito acima. Foi uma hora de insistencia da parte da primeira cliente, acabou me convencendo e levei o poodle dela para casa. O banhei de baixo do chuveiro e fiz os procedimentos de tosa higienica e padrão (tosa carneirinho). Desse dia em diante, tinha a certeza que estava no caminho certo. O nome da poodle é Belinha, foi minha cliente assidua por mais de 1 ano.

Portando, siga em frente com seus projetos, não desanime. Persista, tenha paciencia, um dia dá certo. Se soubessemos o dia de amanhã seriamos todos milionarios ganhando na mega sena.
PatasEfocinhos Dicas - Aprenda conosco, e seja um profissional.

          Voltar ao topo      

Editado e revisado por Vivianne - Referência Veterinária
Copyright © 2009-2012 PatasEFocinhos Dicas: Cães
Esta informação não pretende substituir o conselho de um veterinário. DogsPetseOutros e PataseFocinhos se eximem de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações.
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua familia.
Copyright © 2009-2012 PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.
DogsPetseOutros Dicas ( petseoutros.blogspot.com.br ),  Parceiro do PatasEFocinhos Dicas
Saùde - Higiene - Estética

17 comentários:

  1. Sigo o seu blog, voce sabe ensinar e suas explicações são faceis de se entender. Sequi suas orientações, passei as medidas para o pedreiro e fiz em minha garagem, coloquei as divisórias, na porta de entrada fiz com porta balção, aquela porta de 3 abas e envernizei. Estou radiante, tenho 35 clientes no club cão. Tó indo, rsrsrsr.
    Veronica, sou de volta redonda-rj

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Já tem um bom começo de cães.
    É possivel montar um banho e tosa em sua garagem, com baixo investimento, tendo um salão de Embelezamento para cães de qualidade e de boa aprencia, e, ter uma renda mensal.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito importante essa montagem. Vou fazer aqui no meu salão de banho e tosa. Gostei do blog.

    ResponderExcluir
  4. oi gostei das suas dicas tenho um banho e tosa falido estou muito triste vou ter que entregar a loja estou a um ano aqui pagando aluguel e nao sei como eu nao consegui vencer mais depois da sua dica parece nasceu uma esperança dentro de mim acho que vou continuar tentando quem sabe da
    certo dessa vez luciana do rio de janeiro

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz por saber que vc irá continuar. N desanime. Faça club cão, realize promoções, e faça brindes. Seja criativa.

    ResponderExcluir
  6. adorei seu blog e gostaria de saber onde compro este tanque metalico da foto pois estou montando um pet e seria o ideal porque minha loja e pequena desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  7. PataEfocinhos responde
    Aconselho que procure em pesquisa pets aqui no blog e digite: tanque metalico para banho e tosa. Por motivos profissionais, só fazemos propaganda do google que se encontra nas paginas do blog.

    ResponderExcluir
  8. Preciso de informações sobre produtos de banho e tosa para montar um orçamento e encaminhar a fornecedores, alguém pode ajudar? Até tenho uma relação aqui, porém acredito que muitos produtos/equipamentos ficarão em desuso e preciso enxugar custos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por motivos de contrato com o google n posso fazer anuncios de tewrceiros aqui no blog. Sinto muito.

      Excluir
  9. Adorei Eduardo! Eu estava com esse ideia de montar meu banho e tosa no quintal da minha casa e estava achando inviável, principalmente pelas críticas de meu filho, que acha que eu tenho que pagar mais de R$1.000,00 reais para alugar um local apropriado. Só que eu não tenho dinheiro para isso. E sempre ficava para depois. Agora com esse incentivo seu eu me fortaleci. É o que eu quero realmente! Agradeço muito o seu tempo em nos proporcionar esperanças. Amo animais e vou deixá-los cada vez mais bonitos. Obrigada por tudo e que Deus te abençoe sempre! Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Adorei Eduardo! Eu estava com esse ideia de montar meu banho e tosa no quintal da minha casa e estava achando inviável, principalmente pelas críticas de meu filho, que acha que eu tenho que pagar mais de R$1.000,00 reais para alugar um local apropriado. Só que eu não tenho dinheiro para isso. E sempre ficava para depois. Agora com esse incentivo seu eu me fortaleci. É o que eu quero realmente! Agradeço muito o seu tempo em nos proporcionar esperanças. Amo animais e vou deixá-los cada vez mais bonitos. Obrigada por tudo e que Deus te abençoe sempre! Abraços.Marilena Roque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm te agradeço. Fico feliz por voce!. Não desanime, não seja ganancioso no inicio de sua atividade como tosador. Faça o club cão, pacotes com promoções.
      Se vc tiver um carro, a vantagem de ir buscar o cão na casa do cliente e leva-lo, lhe assegura confiança e credibilidade. Desejo a voce toda sorte . voce vai consequir. Nada melhor do que um toque femenino no banho e tosa, pedi a sua esposa pra realçar.

      Excluir
    2. Eu tbm te agradeço. Fico feliz por voce!. Não desanime, não seja ganancioso no inicio de sua atividade como tosador. Faça o club cão, pacotes com promoções.
      Se vc tiver um carro, a vantagem de ir buscar o cão na casa do cliente e leva-lo, lhe assegura confiança e credibilidade. Desejo a voce toda sorte . voce vai consequir. Nada melhor do que um toque femenino no banho e tosa, pedi a sua esposa pra realçar

      Excluir
  11. bom dia Viviane! como seria esse clube do cao que voce cita? como funciona?

    ResponderExcluir
  12. bom dia Viviane! Como seria esse clube do cao, como funciona?

    ResponderExcluir
  13. ola bom dia.... tbm esotu montando um pet com minha esposa
    e gostaria de saber mais sobre o assunto que tanto vc menciona aqui
    o club cao..
    por favor entre em contato no meu e-mail
    jairo_gimes@hotmail.com
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  14. ola!!! tbm gostaria de obter mais informaçao sobre este assuntao tao falado por aqui
    o club cao
    por favor entre em contato por e-mail
    obrigado

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...